COMO PODEMOS INCORPORAR A AVALIAÇÃO E TORNÁ-LA UM INSTRUMENTO ÚTIL PARA A MELHORIA DO PROCESSO EDUCACIONAL?
* A avaliação deve ser entendida como um instrumento normal do processo educacional e deve ser incorporada na escola de forma natural e ampla. O gestor deve dominar todos os processos avaliativos, promover a análise dos resultados para compreender melhor em quais aspectos a escola está indo bem e quais ainda têm que melhorar.
Aida Barreira Duarte Branco – Coordenadora Pedagógica – Escola Gercino Coelho
*Avaliação deve ser vivida como um processo de interação entre todos que compõe a escola possibilitando reflexões não só dos professores, bem como dos gestores ao traçarem metas a serem alcançadas. Todos devem refletir e propor mudanças no que ainda falta avançar. O sucesso ou fracasso depende de todos.
Profª Ana Lúcia G. Amorim – Escola Gercino Coelho
*A avaliação só tem sentido se for vista pela escola como aliada do crescimento de cada estudante, sendo assim o processo avaliativo é um importante instrumento de possibilidade de ação pedagógica, quando associado à idéia de ensino aprendizagem, ao garantir informações permanentes ao professor do que avançou, ou do que regrediu, trazendo reflexões para validar e ou revalidar o trabalho pedagógico.
Audenice Cavalcanti – Coordenadora Pedagógica – Escola Gercino Coelho
*Se considerarmos a importância da avaliação como um processo de reflexão de nossas práticas pedagógicas, certamente será um instrumento útil e fundamental para a melhoria do processo educacional. Pois a partir dela teremos um retrato real da aprendizagem do estudante, que fornecerá dados relevantes para uma intervenção necessária no processo ensino-aprendizagem.
Profª Clécia Nunes – Escola Jornalista João Ferreira Gomes
*Encarando a avaliação como um instrumento normal do processo educacional e apropiando-se de todas as formas de avaliação: seja a diagnóstica, a formativa, a somativa e a de larga escala. Encarando ainda, a avaliação como uma aliada tanto da evolução do aluno, como da consecução de metas de eficácia e qualidade fixadas pela escola e sistemas educacionais.
Lúcia de Fátima – Gestora Adjunta da Escola Gercino Coelho
*A avaliação precisa ser vista como aliada que pode contribuir na melhoria da qualidade do ensino, em que o docente deverá tê-la como instrumento da prática pedagógica, pois a mesma garante informações importantes para reflexão dependendo do resultado sendo possíveis replanejar as ações com intervenções necessárias no processo ensino aprendizagem.
Odete Cavalcanti – Gestora – Escola Gercino Coelho
3 comentários:
Olá, professora Audenice. Bem vida ao mundo dos blogs.
Visitem meu blog.
Adorei seu Blog, esta muito interessante .
Profa :ELKA CAMARGO
Postar um comentário